Como Abrir uma Empresa

Como Abrir uma Empresa

No mundo empreendedor há grandes desafios mediante a concorrência e o crescimento das tecnologias. Tanto as pequenas empresas que estão iniciando as suas atividades no ramo de negócios, como as grandes empresas que já estão atuando há anos no mercado empreendedor, precisam buscar novos recursos e desenvolver novas estratégias para continuar crescendo.

Para empresas iniciantes, qualquer deslize ou falha pode ocasionar grandes prejuízos, e em muitos casos resulta em sua falência. Alguns pontos fundamentais devem ser analisados antes de iniciar qualquer atividade no mundo dos negócios.

Abaixo estão listados os principais conceitos que ajudam novos empreendedores para estruturar seu próprio negócio e como abrir uma empresa com CNPJ regular:

 

Fracassos e Vitórias

Em primeiro lugar é importante identificar que, muitos dos grandes negócios existentes no mundo são frutos de empreendedores que já fracassaram em algum momento em suas vidas.

Cuidado para não cometer erros e falhas que colocam a sua empresa em risco. O planejamento e a tomada de decisões com rapidez e eficiência é fundamental para evitar prejuízos e gastos desnecessários. Apesar das dificuldades e dos desafios do dia-a-dia, nunca desista dos seus sonhos, mas desenvolva novas técnicas para garantir que o seu negócio esteja mais forte e próximo de alcançar a vitória.

Preparar-se e entender como abrir uma empresa sem gerar custos desnecessários é muito importante para todo empreendedor que está iniciando no mundo dos negócios. Para ter sucesso é preciso antecipar-se e entender todo o processo até chegar aos clientes.

O fracasso não deve ser o fim da jornada de um empreendedor no mundo dos negócios, mas o início de um aprendizado onde o empreendedor sabe quais são os seus limites e o caminho para não cometer os mesmos erros outra vez. Você é o único responsável para alcançar os resultados desejados.

alcance os resultados desejados

 

Tenha Grandes Objetivos

Concentre-se e pense grande, trace metas e objetivos que deseja alcançar. Antes de iniciar qualquer empreendimento é necessário saber o que se deseja fazer e onde deseja chegar.

Não pense apenas em um simples negócio, mas tenha em vista algo muito maior. Quando você quer algo grande, trabalhará para alcançar seus propósitos e todo o seu esforço será dobrado para se empenhar na busca dos seus objetivos.

Faça um planejamento bem detalhado e pense em todas as hipóteses, prepare-se tanto para momentos de crescimento como também para momentos de crise. Faça planos bem definidos pontuando cada setor envolvido e cada responsável que atuará em cada posto. Mesmo que você inicie a sua empresa sem a participação de funcionários, adiante-se para visualizar todas as etapas do seu negócio, este procedimento ajudará na descoberta dos pontos que você poderá melhorar em todo o seu processo inicial. Arrumar a casa no início evita dor de cabeça e esforço redobrado.

Bem como, é um cuidado necessário para que você saiba quais são os próximos passos a serem dados. Um empresário organizado e que se antecipa frente às possibilidades, tende a ter mais sucesso em sua jornada.

tenha grandes objetivos

 

Registro de Microempreendedor no MEI

Pesquise qual é a melhor opção para abrir a sua empresa de forma totalmente legalizada. O MEI é uma boa alternativa para quem quer iniciar seu empreendimento e evitar despesas altas com impostos e não conhece ainda os rendimentos que a empresa trará.

Para entender melhor sobre o registro no MEI, procure informações sobre quais as vantagens e desvantagens para iniciar seu negócio optando por esta alternativa de tributação. Conheça mais sobre o MEI acessando as páginas do Sebrae clicando aqui.

Para cadastrar-se como MEI, acesse a página da Receita Federal, clicando aqui. Esse cadastro pode ser feito pelo empreendedor sem precisar de um contador.

Planejar um grande negócio é o início de muita luta e dedicação. A coragem e a persistência abrem portas para alcançar o sucesso.

 

Controle Financeiro

Um dos pontos mais importantes que você deverá trabalhar em seu cotidiano como empreendedor é administração financeira de seu negócio. Tanto na vida pessoal como no âmbito profissional, o controle do dinheiro para a aquisição de recursos deve ter uma base sólida.

controle financeiro

Observe sempre a sua necessidade, o retorno e os custos que impactarão de forma positiva ou negativa em seu negócio para cada aquisição que pretende fazer. O ideal para iniciar um bom negócio, é preparar-se financeiramente com antecedência para evitar empréstimos, dívidas e gastos desnecessários.

Em tempos de altos faturamentos, cuidado para não perder o controle dos gastos. Até mesmo grandes empresas acabam falindo por falta de uma boa administração financeira. Saber usar o dinheiro sempre será fundamental em qualquer negócio, mesmo que haja altos faturamentos.

Trabalhe consciente e organize toda a sua empresa. Para viabilizar o seu negócio, você deverá se certificar de todos os custos, além de se preparar para outras despesas que aparecerão ao longo do cotidiano de trabalho. Tenha a certeza de que o seu esforço e os custos iniciais serão muito maiores do que você estimou antes de abrir a empresa. Mas todo o bom trabalho e empenho terá a sua recompensa para alcançar o sucesso.

 

Especialize-se no seu Negócio

Busque por especializações e por capacitação profissional. Demonstre autoridade no serviço que você prestar.

O seu conhecimento determinará qual é o nível de confiança e segurança que o cliente terá sobre o seu negócio.

especialize-se

Algumas entidades como o Sebrae possuem cursos profissionalizantes para quem busca especializar-se, bem como boas estratégias para quem quer saber como abrir uma empresa própria. Seguindo os passos indicados, é possível preparar-se com antecedência para lidar com todos os desafios comuns no mundo empreendedor.

Ao especializar-se, você descobrirá que novas estratégias e conceitos poderão trazer novos recursos ao seu negócio. Aproveitando as tendências de mercado para crescer cada vez mais.

Para toda área profissional existem cursos profissionalizantes que são obrigatórios. Você precisa conhecer quais os cursos e normas que se enquadram na sua área de atuação e realizar os treinamentos adequados para alcançar grandes resultados na prestação de serviços. Ignorar estes pontos poderá colocar você e sua empresa em risco.

Mantenha o bom atendimento e qualidade nos serviços. Busque informar-se e aprender sempre mais para alcançar maiores resultados, adquirir conhecimento e experiência nunca é demais. Especialmente para o proprietário do negócio.

 

Estude seu Mercado

Faça uma pesquisa de mercado, verifique a viabilidade do negócio e qual é a aceitação do público. Pesquise o local onde você vai atuar, qual será a frequência que o cliente vai procurar seu serviço, qual será a dificuldade de seu cliente encontrar sua empresa e como você irá atrair novos clientes. 

Responda às seguintes perguntas?

Qual é a necessidade daqueles clientes que procuram o seu negócio?

Como você consegue solucionar a dor de seu cliente?

O que você fará para fidelizar os clientes que já fecharam algum negócio com você?

As perguntas acima devem ser respondidas de forma clara conforme o que será aplicado na sua empresa. Esses dados são importantes para traçar a forma de sua empresa se posicionar no mercado.

Sites como o LinkedIn possuem excelentes opções para a troca de informações e o estudo do nicho em que você irá atuar. Além disso, o LinkedIn possui vários recursos para encontrar bons profissionais e aumentar o seu time de colaboradores.

O site também pode ser uma boa opção para a divulgação do seu negócio entre potenciais consumidores.

 

Analise os seus Concorrentes

Verifique quem são os seus concorrentes e como você irá atuar para ser melhor do que eles.

Para otiimizar o seu negócio, realize as seguintes perguntas para você mesmo:

Qual é o seu diferencial e o que você oferece de melhor do que os seus concorrentes?

Você pode oferecer mais qualidade, menor preço, maior variedade de serviços, excelência e rapidez no atendimento?

Quais são os pontos fortes e os pontos fracos dos seus concorrentes e o que você poderá melhorar no seu processo?

Tenha qualidades na sua empresa que trará altos benefícios ao seu cliente para que ele esteja convencido que você é melhor do que os seus concorrentes.

Para se diferenciar ainda mais, vale a pena conversar com os clientes que sua empresa atende, e questionar o que você e a sua equipe poderá fazer de melhor. 

É preciso identificar com total cautela todos os pontos que levam o seu cliente a desistir de fechar um negócio com você ou com o seu concorrente.

Pergunte aos seus clientes:

O que os deixou insatisfeitos com um concorrente?

O que eles procuram na sua empresa?

O que você poderá oferecer de diferente?

Quais os pontos que você poderá melhorar?

analise seus concorrentes

Atender a essas demandas é um enorme diferencial para conquistar novas oportunidades.

Estude os seus concorrentes e aperfeilçooe-se continuamente.

No atual mundo empreendedor vence aquele que busca as melhores informações do mercado, unindo vantagens e diferenciais dos concorrentes, e trazendo souluções para resolver defeitos que concorrentes comentem para oferecer os melhores resultados ao seu cliente. 

 

Procure por Opiniões

Procure por pessoas que tenham um amplo conhecimento no mundo dos negócios e saibam orientar e apontar as qualidades e os pontos fracos do seu negócio.

Familiares ou amigos nem sempre serão indicados para apontar os desafios, as dificuldades e os resultados que você busca.

procure por opiniões

Ter especialistas analisando o seu negócio é sempre uma alternativa interessante para que a empresa cresça, aproveitando oportunidades que não estavam sendo percebidas por sua equipe.

Tenha domínio e flexibilidade para analisar as pessoas negativas que acham erros e colocam defeitos em todas as coisas feitas por você.

Por outro lado, não se deixe levar por opiniões simplórias que apenas dizem que está tudo certo e que não haverá dificuldades no seu negócio. É importante analisar os problemas que poderão surgir, seja realista e cauteloso nas suas atitudes.

Tenha o otimismo para lutar pelos seus objetivos, mas não se iluda demais para enxergar somente benefícios e esquecer dos problemas no qual o seu negócio está envolvido.

Seja humilde e pense sabiamente em todos os conselhos das pessoas. Analise cada caso para entender como abrir uma empresa e saiba quando continuar ou parar.

Algumas pessoas falam por falar, enquanto outras, alertam aspectos que não estavam sendo percebidos por você. Saiba analisar os discursos e aproveitar os bons conselhos.

 

Escolha os Sócios Certos

Se houver a participação de sócios na empresa que você planeja, selecione-os com muito cuidado. Eles devem complementar as funções fundamentais dentro da sua empresa.

Não faça escolha de amigos ou familiares apenas por gratidão ou admiração. Lembre-se que o sócio tem participação no crescimento empresarial, bem como no planejamento e busca de melhorias.

Porém, em qualquer momento, se houver desacordo entre as partes envolvidas, poderá trazer riscos ou frustrações ao seu negócio. A sociedade requer parceria, paciência e o mesmo foco entre as partes envolvidas.

 

Aproveite bem o Tempo

Acostume-se para aproveitar o seu tempo vago com atividades da sua empresa. Aproveite cada momento para planejar e estudar o seu negócio, pois todo o seu empenho refletirá no crescimento e no futuro da sua empresa.

Sempre busque informações sobre empreendedorismo, leia livros e artigos, procure depoimentos de pessoas de sucesso e faça um planejamento apontando tudo o que envolve o seu negócio. Confira alguns exemplos de livros com excelentes ideias sobre empreendedorismo: Pense e Enriqueça, Pai Rico e Pai Pobre, Os Segredos da Mente Milionária, Mentes Brilhantes, Filosofia do Sucesso, entre outros.

No início do seu empreendimento, você trabalhará muito mais do que qualquer outra pessoa, e deverá se comprometer em resolver desafios com grande frequência. O bom empreendedor é aquele que busca soluções continuamente e não desiste frente aos desafios.

O único bem que não se consegue recuperar é o tempo, então aproveite cada momento para buscar as melhores soluções para a sua empresa.

aproveite bem o tempo

 

Estratégias de Vendas

O crescimento de uma empresa depende de vários pontos já mencionados até o momento. Além destes pontos, você deve ter uma boa equipe, especialmente para traçar estratégias em vendas.

É necessário se posicionar no mercado e mostrar seus diferenciais para os clientes através da comunicação de sua marca. Sua empresa precisa conhecer a dor do cliente para mostrar a importância da aquisição do seu serviço.

Antes de informar qualquer custo, convença o seu cliente de que você está interessado em ajudá-lo e em trazer as melhores soluções aos seus problemas. Esta é a melhor estratégia de vendas para ganhar a confiança do cliente.

O cliente precisa convencer-se de que você prestará o melhor serviço e atendimento, e o estará apoiando em todas as situações vindouras, principalmente após a realização do serviço. A fidelização de um cliente acontece depois que você finaliza o primeiro serviço com ele, onde você continua oferecendo assistência e mantém o contato com ele.

Fidelizar clientes é vital para todas as marcas. Tendo em vista que, os clientes satisfeitos continuam consumindo e são grandes indicadores de seus serviços.

 

A Era Digital - Um Novo Mundo de Negócios

A oferta de produtos e serviços está presente no mundo digital e a tendência de crescimento é indiscutível. Uma grande parte do seu público alvo está inserido nas redes sociais, e usufrui de aplicativos e outros meios digitais para trazer mais rapidez e comodidade para o próprio cotidiano.

era digital

No mundo dos negócios, empresas e profissionais buscam novas hipóteses para divulgar seus diferenciais.

Esta é a hora de enxergar que o mercado abre novas portas para o crescimento no empreendedorismo e você precisa se inserir no digital para aproveitar as melhores oportunidades.

 

Esteja Pronto para Momentos Difíceis

Sabemos que em momentos de crise e de pandemia, a internet se tornou essencial para manter as vendas quando o contato direto entre fornecedor e consumidor está limitado. Pequenos e grandes negócios perdem força competitiva, principalmente aqueles que não estão preparados e inseridos no mundo digital.

Na oferta de serviços, o profissional também enfrenta dificuldades em buscar novos recursos e se inserir no mercado digital. Portanto, é fundamental conhecer novas soluções para momentos de crise, esteja sempre preparado para agir antes de gerar dívidas.

Os maiores conhecedores da economia dizem que um bom empreendedor deve resguardar-se pelo menos 2 anos com a economia dos seus lucros, com o propósito de garantir o pagamento de todas as suas despesas em momentos de crise.

 

Nascem Novas Oportunidades

Buscar todos os recursos e entender como abrir uma empresa é algo fundamental, mas para que a sua empresa cresça e tenha muito sucesso, também é preciso encontrar os melhores meios de divulgação para que os seus clientes conheçam o seu trabalho. A internet é uma boa opção para a divulgação de empresas e prestadores de serviços.

Se você é um prestador de serviços autônomo ou possui uma empresa prestadora de serviços, conheça as novas ferramentas desenvolvidas para auxiliar na divulgação dos melhores profissionais do mercado digital.

Inúmeras vantagens estão disponíveis em sites de divulgação que ajudam profissionais autônomos e empresas prestadoras de serviços a encontrarem novos clientes.

Existem portais e plataformas que ensinam como atrair clientes e possuem excelentes recursos para auxiliar na divulgação da sua empresa.

Seja persistente, estude e analise os meios de divulgação que você precisa para que os clientes conheçam o seu trabalho. O sucesso está em suas mãos, prepare-se diariamente e domine o seu negócio.

 

Quando é a Hora Certa para Começar?

Certifique-se em atender todos os itens acima. Tudo deve ser pensado e planejado com muito cuidado sem haver falhas. Simule possíveis riscos e tente resolvê-los achando soluções rápidas e eficazes. Mantenha o foco e procure aperfeiçoar-se no seu empreendimento.

A sua experiência indicará o nível de autoridade e domínio que você possui frente aos seus concorrentes quando precisar convencer o seu cliente.

Você define quando estará preparado para começar o seu negócio. Todo planejamento com antecedência será um benefício para a empresa quando estiver atuando.

Foco e persistência são o início de um bom negócio, e se houver uma boa administração, com certeza você construirá uma grande empresa.

Planeje o suficiente e estude todas as possibildiades para avançar com sucesso em todas as etapas do seu negócio.

Não se acomode em momentos com o alto crescimento empresarial e nem fuja dos desafios durante períodos difícies, mas busque continuamente novas soluções e oportunidades para escalar a sua empresa.

Confie no seu potenical e inpire-se diariamente no seu propósite, pois somente você sabe quando é o momento certo para começar

hora certa para começar